Jogos e Brincadeiras da Região Nordeste

Na Região Nordeste, as crianças gostam muito de brincar e jogar ao ar livre, pois os Estados que integram esta região (Alagoas,Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe) tem clima quente, e seco.
 Veremos duas brincadeiras que as crianças do Nordeste do Brasil brincam e quais são as regras e a forma de brincar!
 Boa diversão! 

BALEADO


 

Baleado é um tipo de queimada. Para brincar, o grupo é divido em duas equipes. As duas equipes tiram par ou ímpar  para saber quem começa com a bola. O objetivo é balear (queimar) o time adversário, mas só do joelho para cima. Se a bola pegar do joelho para baixo a jogada deve ser repetida. Quem for baleado vai para o "mofo" (área que fica atrás do campo do time adversário). Mas quem está no mofo pode tentar pegar as bolas que escapam e, caso consiga pegar, deve tentar balear as pessoas que estão na sua frente, que são os membros do time adversário. Se ele conseguir, imediatamente é salvo, e pode voltar para seu campo, enquanto o baleado vai para o mofo do outro time. A brincadeira só termina quando todos os integrantes de umas das equipes estiverem no mofo.



Essa todos conhecem !!! É uma brincadeira que já participamos muuuuitas vezes na escola. 
Com certeza uma das favoritas da criançada, de qualquer região do Brasil!!!




BOCA DE FORNO


Aqui colocarei uma explicação mais detalhada desta brincadeira, que minha mãe brincava muito no Ceará quando pequena.
Divirtam-se!! 





Primeiro uma pessoa é eleita como "o senhor" , esta pessoa irá dar as ordens na brincadeira ,os demais participantes terão apenas que cumprir suas ordens. A ordem consiste em achar um determinado objeto, caso a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma musica, imitar um bicho ou qualquer outra coisa. 
A criança que for eleita o "senhor" dirá: "Boca de forno", as demais crianças responderão: "forno!", o senhor: "Faz o que eu mandar ?", crianças: "faço", senhor: "Se não fizer?" ; crianças: "toma bolo".
Após serem ditas essas frases, o Senhor mandara as crianças pegarem o objeto que ela determinar.















15 comentários:

  1. gostei pq sirviu para auguma coisa

    ResponderExcluir
  2. Obrigada ajudou muito na pesquisa que minha filha tinha que fazer
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. queria brincadeiras folclóricas, não qualquer brincadeira :(

    ResponderExcluir
  4. Mêé àjúdõôóúú Múúítõ0 *-*

    ResponderExcluir
  5. tinha que ter mais brincadeiras #soacho

    ResponderExcluir
  6. Sr.Brincadeiras Brasileiras, gostei muito de sua reportagem, tras nos comentários informações de pessoas que comem coco , a brincadeira boca de forno é essepcional, eu eu brinquei muito já ,
    grande beijooos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa verdade , nunca tinha visto uma pessoas que come coco é a primeira vez fiko muinnnto feliz em saber quem sabe incentiva as pessoas ne bem melhor do que usar coisas ilegais pois fazem mal a saúde
      grande abrass amigo anônimo , se tiver face me passa bjuuuuuuuuus sz

      Excluir